Sustentabilidade no Cultivo de Astromélias


tanques-producao-sustentave-alstroemeria

A sustentabilidade no cultivo de flores e plantas ornamentais, assim como em outros segmentos do agronegócios, é preocupação constante e deve se encarada com extrema seriedade. Toda produção deve ser iniciada e conduzida com planejamento, profissionalismo e organização.

Pioneira no cultivo de Astromélias no Brasil, o Sítio Mantiqueira, leva o assunto à sério e seguindo a tendência mundial de práticas vinculadas à sustentabilidade dos processos de produção vem construindo, desde 2010, tanques para captação das águas provenientes das chuvas para uso em irrigação.

Neste processo, a água das chuvas que cai sobre as estufas é canalizada para tanques impermeabilizados por mantas plásticas, e posteriormente reaproveitada para fins de irrigação das estufas.

Hoje, temos mais de 90 % da área de estufas irrigada somente através do uso destas águas, e pretendemos atingir 100 % ainda em 2014. Na prática, isso significa que os sítios não extrairão, para fins de irrigação, águas de açudes, cursos d´água, lagos naturais ou poços artesianos, ajudando a preservar este importante bem para a humanidade.

Temos 6 tanques construídos nos sítios com capacidade total de estocagem de água hoje está em torno de 35 milhões de litros de água e uma das principais ações foi a construção de um tanque reservatório para captação de água das chuvas, iniciada em 2012 e finalizada em meados de 2013, com o objetivo de reduzir o consumo de água do lençol freático e também o consumo de energia, necessário para o bombeamento da água para caixas d’água.

Para o consumidor

Além do benefício para o meio ambiente, esta prática garante aos consumidores Astromélias de alta qualidade, isenta de defeitos, sem sintomas de deficiência nutricional.

Outro benefício é constância no fornecimento com as mesmas características de qualidade durante o ano todo e isso tudo seguindo a tendência mundial de consumo de produtos produzidos com menor impacto ambiental utilizando boas práticas agrícolas, preservando a biodiversidade e o ecossistema.

 

Conheça nossa variedades! Clique aqui.